ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA ENCANTAR SUA CLIENTE NO PROCESSO DE COMPRAS!
- Luciana Borba
- 7 de jul. de 2024
- 4 min de leitura

A experiência de compra não se limita mais às peças que escolhemos - ela abrange cada interação que temos com uma marca, desde o primeiro contato até o momento em que recebemos nosso pedido.
Em um cenário onde a competitividade é alta e a personalização é a chave, entender como melhorar essa jornada do cliente não é apenas um diferencial, mas uma necessidade estratégica para marcas de moda que desejam não apenas vender, mas também criar conexões duradouras com seu público.
Conheça 3 estratégias para incluir hoje mesmo no seu planejamento, com HACKS para encantar sua cliente ON-LINE:
1. Ambiente agradável e funcional
O cliente vê a loja sob uma ótica racional, mas a percebe, navega e avalia sob uma ótica emocional.
Por isso a importância de valorizar cada segundo que o cliente está presente na loja, seja virtual ou físico. Faça seu cliente sentir-se “em casa”.
Tudo na decoração e arquitetura comunicam. Até mesmo a intensidade da iluminação depende dos produtos que você vai vender, e também do preço. Pode haver exceções, mas de forma geral, lojas com produtos mais caros pedem uma intensidade menor do que as lojas com produtos mais baratos. Se a sua loja for popular, por exemplo, uma iluminação muito sofisticada pode espantar o consumidor. Basicamente, lâmpadas com tonalidade mais quente são relaxantes e aconchegantes, enquanto as mais frias são energizantes, o que pode nos deixar mais ativos.
A fachada deve estar sempre limpa, em boa manutenção, sem rachaduras, manchas, pichações, etc. Inclua na decoração um letreiro que tenha a ver com sua comunicação, uma comunicação que só você usa! Não se esqueça de cabines confortáveis para que as clientes experimentem com calma. Providencie um lugar confortável com cadeiras para que o acompanhante também se sinta bem mesmo no tempo de espera. Esse é o segredo para que os maridos se sintam incluídos na hora das compras e evite reclamações. As esposas/namoradas agradecem! 😁
Espaço instagramável
Inove em um tipo de layout que chame a atenção e seja compartilhável nas redes sociais. Pode ser um balanço ou cadeira diferente, uma decoração especial na parede ou uma pintura legal.
Algumas referências:
2. Atendimento ao Cliente de EXCELÊNCIA!
Para fidelizar clientes atenda com excelência desde o primeiro contato até o pós-venda.
Para isso, capacite toda a sua equipe com treinamentos de atendimento. Pense sempre na experiência do cliente ser ‘valorizado’, ouvido, reconhecido como parte da sua marca. Estratégias simples podem fazer grande diferença nesse sentido, por exemplo, parabenizar a sua cliente no final da compra, acompanhando-a até a saída da loja, entregando a sacola em suas mãos.
Sorrisos e gentileza são sempre bem-vindos no atendimento, mas deixe seu cliente a vontade para escolher as peças. Logo na chegada, diga o seu nome, pergunte o nome da cliente e mostre-se a disposição para entender a necessidade do cliente. A equipe toda deve entender cada detalhe da peça e especialmente os seus diferenciais. Vale mostrar para a cliente os diferenciais da peça, a composição, maneiras de usá-la, de conservá-la, e outros. Esse comportamento traz segurança de uma boa escolha.
No momento do pagamento, recolha dados importantes que podem servir para conhecer mais a cliente, como nome, telefone, e-mail, data de aniversário, se gostaria de receber as novidades por whatsapp. Com essas informações em mãos, aproveite para um pós-venda de excelência, oferecendo recomendações personalizadas com base nos históricos de compra. Quando enviar whatsapp para a cliente, que seja o mais personalizada possível! Chame-a pelo nome, informe que chegaram novidades no tamanho e estilo que elas costumam adquirir. Evite áudios, prefira mensagens curtas.
3. Experiência Sensorial
Música ambiente e aromas agradáveis transformam a visita à loja em uma experiência sensorial que estimula os sentidos e reforça a identidade da marca.
Prepare uma playlist exclusiva de acordo com o seu público, pode ser uma música mais pop para o perfil mais jovem, bandas mais descoladas se o estilo de sua loja for alternativo. O importante é que essa playlist ‘converse’ com todo o restante da sua comunicação.
Todos os nossos sentidos impactam na decisão de compra, e o cheiro de uma loja é um grande fator decisivo, podendo impactar até mesmo na permanência em sua loja. Um aroma exclusivo marca a identidade de uma marca. Afinal, quem não associa o cheiro de M.Martan, FARM ou da Abercrombie?
Aromas florais podem ser mais atrativos para um público feminino, enquanto fragrâncias amadeiradas podem atrair um público masculino. Aromas cítricos podem energizar e levantar o ânimo, enquanto fragrâncias de lavanda podem acalmar e relaxar.
Embora não possamos replicar todos os sentidos online, podemos nos aproximar. Descreva texturas e sensações nas descrições dos produtos. Use palavras que evoquem o toque e o conforto dos materiais. Imagens de alta qualidade ajudam a transmitir a aparência e a sensação das roupas.
MENU EXCLUSIVO
Fisgar o cliente pelo paladar também é um ótima pedida na hora de encantar o cliente. Prepare um menu exclusivo para sua loja, que pode ser oferecido loja na chegada ou enquanto espera para atendimento. Crie menus temáticos que combinem com a coleção ou o tema da temporada. Por exemplo, se a sua coleção é inspirada no verão, ofereça sorvetes artesanais, sucos tropicais e saladas frescas. Além de menu sazonal, tenha sempre aqueles clássicos que são a cara da sua loja, pode ser um café, um drink sem álcool ou um biscoito especial.
Conclusão
Investir na experiência de compra não é apenas uma estratégia, mas uma filosofia que define o sucesso duradouro das lojas de moda. Ao adotar essas práticas, você não só atrai clientes, mas cria defensores da marca que voltam repetidamente, promovendo uma comunidade de moda vibrante e engajada.
A experiência do cliente é um influenciador direto para a decisão de compra, o que torna a sua implementação importantíssima. Além disso, outros benefícios podem ser extraídos, tais como:
aumento da taxa de fidelidade;
diferenciação no mercado;
propagandas e indicações voluntárias dos clientes.
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